Cinema: A Grande Aposta

19 janeiro 2016
Apesar de não ter colocado o filme A Grande Aposta na minha lista de mais esperados de Janeiro, eu gostei tanto do filme que vim aqui recomendar pra vocês. 

Vi que o filme é considerado drama mas também tem comédia, então você pode contar com risadas durante a trama que conta a história de alguns personagens que viram a grande crise de 2007 - por conta do mercado imobiliário nos EUA - antes de qualquer outra pessoa.


Pra mim, a mensagem principal do filme é que coisas absurdas podem ser antecipadas se você olha bem de perto e que o ser humano é muito, muito sujo. Sério. O filme é uma adaptação do livro de Michale Lewis que conta histórias cruzadas de pessoas que previram o estouro da bolha imobiliária e que decidiram investir contra esse mercado, pra se beneficiar a partir disso. As histórias cruzadas são divididas em quatro grupos que podem ser representados por personagens vividos por Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt (elenco fraquinho heim? sqn). 

O absurdo é que esse era o mercado mais estável na época e todo mundo achou que essas pessoas eram loucas de achar que o mercado poderia quebrar. Achei muito legal que mesmo sendo um filme com muitos termos técnicos sobre investidores, finanças e etc eles explicam tudo muito bem e inclusive usam pessoas de fora da trama pra explicar tudo de forma simples e engraçada (até a Selena Gomez aparece!).


Enquanto contam a história toda de forma quase didática, o filme rola com uma pegada diferente de edição. Com cortes um pouquinho diferentes do que estamos acostumados, música e imagens da cultura pop aparecendo na tela mostrando toda a evolução da sociedade e como chegamos aquele ponto da crise. (uma critica difícil de se ver em filmes americanos, né? Mais um ponto positivo do filme!) 

A história em si é muito triste e real: o mercado quebrou, desencadeou uma crise mundial e deixou milhares de pessoas dos EUA sem casa e sem ter pra onde ir. E o filme mostra o "antes" de tudo isso. Como foi tudo feito pelos banqueiros e empresas sem nenhum escrúpulo e sem pensar nos cidadãos, mas tudo disfarçado pela ideia de que estavam ajudando pessoas a terem suas casas. As histórias cruzadas dos personagens também mostram as diferentes reações das pessoas a tudo isso. E isso faz a gente pensar. 


Li umas criticas por aí que diziam que o filme não leva a história ou a lição pra fora do cinema, mas acho que isso depende de cada pessoa e não do filme em si. Me fez pensar muito, e ao mesmo tempo, não foi um filme chato ou cansativo. Inclusive, no final do filme tem uma super dica de que toda essa história pode se repetir de alguma forma. 

A Grande Aposta mostra o capitalismo selvagem que foi crescendo e crescendo e já foi capaz de fazer explodir uma crise global e que, mesmo assim continua fazendo os olhos de muitos brilhar e, muitas vezes, fazendo aparecer o lado mais egoísta das pessoas.

Alguém aí também já assistiu?

6 comentários

  1. oi, oi.

    não conhecia o filme, mas acho que ele me encantaria apenas por ver a cara dos atores. sou desses q não aguenta ver um homem bonito. hahahaha.

    falando sério agora, filmes que nos trazem uma lição de moral e nos fazem pensar sobre tudo é ótimo. com certeza verei esse. vlw pela dica!

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. que ótima sua resenha, tinha ouvido falar mas não tinha lido nada sobre a sinopse. ja quer ver haha

    beeeijos, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  3. Olá Jéssica! Tudo bom?
    Eu já tinha ouvida amigas comentando sobre, mas nunca assisti. Espero assistir. Quem não gosta de uma boa comédia? o/

    http://www.16primaverasblog.com/
    https://www.facebook.com/16primaverasblog/

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca pra assistir! Ainda mais com esse super elenco. Estava querendo ir no cinema semana passada, aí entrei no site do cinema que tem aqui perto que eu gosto de ir pra ver os filmes que estavam em cartaz e esse estava lá, li a sinopse e fiquei louquinha pra assistir, mas infelizmente não consegui ir no cinema ainda.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha, ainda não assisti o filme não, mas agora me deu vontade de assistir. haha
    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  6. Preciso confessar que não vou com a cara do Steve Carell, não consigo. Mas quero muito ver! Mas no geral o elenco chama muita atenção, parece ser bem interessante :D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir

 
Jéssica Bellisoni | Base por Michelly Melo .