O que fazer quando bate aquele desanimo?

14 agosto 2015
Nesses últimos dias que passaram bateu um desanimo diferente em mim. Não tava triste, nem estressada e nem fisicamente cansada. Estava só frustrada com minha vida atual, sem nenhum foco em particular. Conseguia listar alguns motivos, que não estavam exatamente na minha mão pra mudar, mas pensando em cada um deles, percebi que nenhum era o real problema.

Aí percebi que só não tava feliz comigo mesma, com minhas atitudes. Que mesmo que alguns problemas fossem grandes o suficientes pra eu não conseguir resolver, eu podia fazer alguma coisa pra tentar melhora-los e que não estava fazendo isso.

Tem vários exemplos: você já tirou uma nota ruim em alguma prova na escola/faculdade, não podia mais mudar isso e o professor ainda foi um mala... você não podia mudar a nota, ok. Mas e se tentar melhorar a nota da sua próxima prova? E se não está contente com seu trabalho atual mas ainda não conseguiu outro... por que não se esforçar ao máximo pra aprender coisas novas, valorizar seu trabalho pra, então, conseguir algo melhor? Sua aparência não tem te deixado feliz? E se você dedicar uns minutinhos a mais pra se maquiar, montar um look diferente, se exercitar ou seja lá o que for?

A mudança não vem do dia pra noite e eu ainda tô tentando sair dessa frustração bizarra. Mas tenho feito coisas que tem me ajudado e resolvi listra aqui pra vocês, pra, quem sabe, inspirar vocês também!

Listando os problemas e buscando soluções
Primeiro fiz uma listinha bem básica e direta com os pontos que estavam me incomodando e o que eu podia fazer pra melhora-los. Vale dizer que não é pra achar solução impossível ou colocar metas inatingíveis. Mas por exemplo, não tá feliz com seu corpo e não gosta de exercícios? Começa propondo pra si mesmo diminuir nos doces e frituras, por exemplo. Dar uma caminhada no fim de semana... bem aos pouquinhos mesmo. Mais pra você perceber que você consegue mudar. 


Ouvir músicas boas
Música. Sempre sendo a salvadora... amo ouvir música e quando to precisando me inspirar ou dar uma animada no dia, não penso duas vezes. No Spotify tem várias playlists ótimas, com vários tipos de músicas diferentes mas que realmente dão uma alegrada no dia... nada de ouvir música deprimentae pra ficar ainda mais na bad, né?

Ver o que você gosta
Sabe aquele papo de procurar inspirações? É isso. Sempre achei meio bizarro quando as pessoas sugeriam isso porque não sabia exatamente o que podia me inspirar, especialmente nesse caso onde não tem nenhum motivo especifico pra precisar de inspiração.
Mas sabe, assistir uma serie que você gosta, ler posts de pessoas bacanas que você acha que te agregam algo, estudar (por que não?), ver fotos de paisagens e looks ou o que for... enfim, qualquer coisa simples mas que, mesmo sem você perceber, vão te inspirar.

Pensar positivo
Ai meu Deus, que cliche, isso é besteira. Não, não é.
Mesmo se você for aquelas pessoas que não acreditam que o que você diz e pensa pode influenciar o universo (eu acredito!), pelo menos pensa que pode influenciar você mesmo. É tão obvio, que não sei como as pessoas pensam que isso é besteira. Se você ficar pensando em coisas tristes, vai se sentir na merda porque não coisas boas. Então é só fazer o contrário: pensar em coisas boas! Se não quer se iludir pensando em coisas que podem acontecer e criar falsas esperanças. Pensa em coisas boas que já aconteceram, em frases bonitas, em músicas animadas, momentos legais que já teve... é quase que pegar as outras dicas e se concentrar nelas.


Mude
Isso aí já depende da sua vontade, então se esforça. Eu, por exemplo, cortei o cabelo. Pra me sentir melhor, pra dar uma mudada nas energias sabe?
Compra uma roupa nova ou pega uma roupa diferente emprestada de uma amiga, muda a cama de lugar, leia um livro de um tema que nunca leu, mude o caminho que você faz... vale tudo.
Sempre que você muda algo, você da oportunidade de coisas novas acontecerem... e se nada acontecer, pelo menos você mudou sua rotina e saiu da mesmice!

Seja grato
Com tantos problemas, correria e esses desanimos bizarros as vezes, acabo esquecendo de agradecer pelas coisas boas que tenho. Não consegue pensar em nada no momento? Que tal por estar vivo? Ter uma casa, uma família, uma cama quentinha a noite ou qualquer coisa que pra gente é tão normal, que acabamos esquecendo que é algo de valor. Porque é.
E pra mim, lembrar disso acaba tornando a gente melhor. Menos mesquinhos, sabe? E também acaba ajudando a perceber que nem tudo tá tão ruim assim. Por mais que o dia, a semana, o ano esteja sendo horrível, sempre tem alguma coisinha que nos faz sorrir pelo menos uma vez no dia. E deveriamos nos apegar mais a essas coisas.

Enfim, pra tentar melhorar de algo meio sem explicação, tenho tentado praticar mais essas coisas. Pensar que, sabendo ou não o que tá pegando, nós sempre podemos fazer alguma coisa pra tentar melhorar. Se não a situação, pelo menos nós mesmos.


6 comentários

  1. Passei por isso esses últimos meses, fiz muitas dessas coisas que você falou ai em cima, principalmente esses dias. Pra mim o mais difícil é pensar positivo e controlar a ansiedade, sempre penso que o pior pode acontecer.
    Meus últimos posts são exatamente sobre isso.
    Só não vale deixar essa down tomar conta, né?

    http://casteloddiamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Super amei o post, te espero no meu blog!!! Beijão <3

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei o post deu uma levantada aqui na auto estima e na coragem, obrigada!

    Voltarei p apreciar mais as novidades. Bjs

    petalasdelicadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que me ajuda é traçar uma meta e pensar, vou fazer de tudo pra chegar lá e eu quero muito que isso aconteça, assim quando eu tô mal, penso 'calma, amanhã vai ser maior' haha
    Mas entendo, as vezes acontece de nem ter razão específica, a infelicidade é só com a gente mesmo e com a situação na qual nos encontramos, né?!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Preciso seguir tudo agorinha, porque as vezes quando bate esse desanimo em mim, eu fico bem pra baixo e tudo começa a dar errado :( Ouvir músicas boas já faço, agora falta eu agir com as outras coisas que você disse aqui, que eu gostei. Salvei seu post nos meus favoritos pra ler sempre que eu me desanimar e rever tudo. Gostei mesmo do post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. É ruim ne quando bate o desanimo... Amei as dicas

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir

 
Jéssica Bellisoni | Base por Michelly Melo .