Preciso guardar dinheiro, e agora?

17 abril 2015
Desde meus 13, 14 anos eu dizia que ia guardar dinheiro pra fazer intercâmbio um dia. Hoje, aos 23, continuo sem ter feito o tal intercâmbio por motivos de: nunca guardei dinheiro. Bom, pelo menos até o ano passado não conseguia fazer isso. Sempre arrumava alguma coisa pra comprar ou com o quê gastar. O salário baixo era mais um dos motivos. Mas a verdade é que não importa os motivos, nunca guardei e meus planos foram ficando cada vez mais distantes. Até ter a consciência de que isso era só culpa minha já que, infelizmente, não tinha ninguém da minha família que pudesse bancar a viagem por mim, então resolvi parar com as desculpas e ir atrás do que queria.

O que quero fazer?
E isso foi o primeiro grande passo e a primeira grande dica: ter uma meta. Existem pessoas centradas que conseguem guardar dinheiro por segurança sem nenhuma meta, mas eu nunca fui essa pessoa. Então o dia em que realmente falei "quero viajar pra fora" foi quando realmente comecei a economizar e guardar. Então, se o seu objetivo é viajar, comprar uma bolsa, um carro ou seja lá o que for: tenha ele sempre em mente, torna tudo mais fácil.


Onde guardar?
Já tentei ter cofrinho, e vou assumir que nunca guardei direito. Por isso, optei por uma poupança. Mando uma grana pra lá todo mês usando a seguinte lógica: penso em tudo o que tenho pra pagar aquele mês e deixo mais um pouquinho (nada mais do que o necessário) pra eu gastar com saidinhas, compras e afins e jogo todo o resto pra poupança. As vezes acabo guardando mais do que deveria e fico sem dinheiro antes do fim do mês mas pra mim, é uma forma de não gastar com besteira. Se tiver dinheiro em mãos ou na conta corrente, por quê não gastar? Não tenho o auto controle de dizer "porque não" então prefiro jogar direito pra poupança, já que tenho uma regra pessoal de nunca tirar dinheiro de lá, a não ser pra meta que defini antes.

Economizar
Além de não deixar muita grana disponível pra gastar com bobeira, procuro sempre pensar bem se realmente preciso daquilo antes de comprar seja lá o que for. Não cortei meus gastos 100%, e nem era o objetivo. Se preciso de uma bolsa, vou e compro a bolsa. Mas só se realmente precisar e sempre dando uma olhada nos preços antes né? É uma forma de não ser radical demais mas ainda assim, economizar.


Não se perder
Pra organizar tem várias formas diferentes por aí, como aplicativos, planilhas, caderninhos e etc. Eu optei por uma planilha mega simples onde marco o que entrou e o que saiu da minha conta. Assim tenho uma noção de quanto ainda posso gastar ou o que ainda preciso pagar. Além disso, sempre vou olhando minha conta pelo celular, pra não ir gastando mais do que deveria.

Dessa forma, consigo guardar uma boa grana todo mês sem me privar de tudo. É claro que se o seu objetivo estiver mais próximo ou custar muito dinheiro, os sacrifícios tem que ser maiores. Mas basta você analisar tudo direitinho e manter o foco. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças, né?

6 comentários

  1. Adorei! Também não consigo guardar dinheiro em cofrinho, sempre acabo tirando hahahaha poupança é uma ótima alternativa. Acho que vou começar a seguir suas dicas! Adorei o post!!
    Já deu uma olhadinha no blog hoje? Tem várias novidades. Se quiser dar uma passadinha seja muito bem vinda.
    Beijão linda! <3

    www.tresestacoes.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um pouquinho assim, não sou daquele tipo de pessoas que gasta com tudo mais vamos se dizer que priorizo de mais coisas que não tem nada haver com que eu realmente preciso e no final? a consciência pesa, dai comecei a colocar limites em mim mesta tenta manter tudo organizado nica tive problemas com isso por ser muito "mão de vaca" mas é sempre bom foca naquilo que realmente se quer!

    http://luizacharme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vamos combinar que ter um salário baixo, desanima né? Sei bem como é isso. A melhor coisa que eu fiz foi colocar todo o meu dinheiro na poupança, porque ai quando eu passo por uma barraquinha ou alguma loja, não to com dinheiro em mãos = não compro. É bom por um lado e ruim por outro né? Porque o bom é que evita de gastar e o ruim é que as vezes é uma necessidade e eu deixo de comprar porque to sem o dinheiro na hora. É bom comprar uma agenda e anotar tudo o que você gasta por dia durante o mês e no final fazer as contas de quanto gastou durante o mês e quanto ainda tem pra ir guardando. No momento estou a procura de um estágio de novo pra voltar a juntar. Meu sonho é viajar, pra qualquer lugar, só falta o dinheiro mesmo. Adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o salário baixo atrapalha muito na saga de guardar dinheiro. Mas as vezes temos que ser um pouquinho mais fortes e guardar mesmo assim, pra mais pra frente alcançar algum objetivo legal, né?

      Excluir
  4. Estava precisando muito ler essas dicas! Também nunca consegui guardar em cofrinho, a ideia da poupança pode ser uma boa. Te desejo sorte e espero que você consiga cumprir seu objetivo e ir fazer o intercâmbio =D

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  5. Gostei das formas que você encontrou pra guardar dinheiro! Tô pensando em abrir uma poupança também, pra não poder pegar no dinheiro hehe. Anotar também é legal mesmo! :)

    beijo!

    belatriz.info

    ResponderExcluir

 
Jéssica Bellisoni | Base por Michelly Melo .