Livros que mexeram comigo

23 março 2015
Não sei se ando mais sensível ou o quê, mas notei que quase todos os livros que li esse ano mexeram bastante comigo. Me fizeram ficar pensando muito na história em si e também sobre a "vida real" com aspectos da história, cada um da sua forma. Seja por uma música, pessoas, ou até lembranças que me lembrava a história. Por conta disso, resolvi pegar alguns livros que já mexeram bastante comigo de alguma forma e me fizeram pensar muito na vida, pra indicar pra vocês. Porque além de mexer comigo, achei eles ótimos. Então se alguém aí ler, espero mesmo que gostem:


O Monte Cinco, Paulo Coelho
Sinopse: No século IX antes de Cristo, Deus ordena ao profeta Elias que saia de Israel. Seu caminho o leva a Sarepta, uma pequena cidade no Líbano, onde se defronta com uma nova cultura e uma ameaça de invasão. Num mundo antigo conturbado por superstições, conflitos religiosos e tradições imutáveis, o jovem profeta é preso no turbilhão de acontecimentos que o terminam conduzindo a enfrentar-se com Deus. Baseado num pequeno trecho da Bíblia O Monte Cinco é a história de um homem frente às forças poderosas de seu tempo. Até que ponto podemos guiar nosso destino, e o que fazer quando o inevitável surge em nossas vidas?

Li esse livro quando era bem mais nova e ele sempre me fez pensar muito nos caminhos que a vida segue por conta de uma força maior ou por nossas próprias escolhas. Com o profeta, o livro mostra que as vezes é muito difícil seguir os caminhos que Deus traçou pra ele, porque antes de tudo se acalmar e dar certo, muita coisa ruim acontecia. Quer coisa mais parecido com nossa vida do que isso? Por isso e pela mensagem geral do livro, ele é até hoje um dos que mais me fizeram analisar a vida.

Vencendo o Passado, Zibia Gasparetto
Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, contudo não desistiu. Inconformado com a nova realidade, utilizou a raiva para recuperar todos os anos que a guerra havia roubado de sua juventude. No decorrer desta história apaixonante, passada entre Brasil e Itália, logo após a segunda guerra mundial, descobrimos que, dependendo das atitudes de cada um tudo pode mudar, mas sempre, em todos os casos, a sabedoria da vida prevalece, sempre nos trazendo o melhor.

É um livro que fala muito de espiritualismo. Mostrando que muita coisa do que vivemos hoje, pode ter algo relacionado com vidas passadas e o quanto é importante nos cercamos de boas pessoas, boas energias e bons pensamentos. Já que muitas vezes não entendemos o porquê das coisas e acabamos nos revoltando ou coisas do tipo, sendo que a situação poderia não ser tão ruim se a aceitação e otimismo partissem da gente.

A Cabana, William P. Young
A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

Apesar de ser um livro que fala abertamente de Deus, A Cabana não prega nenhuma religião. Inclusive, é bastante claro na história o quanto uma instituição ou denominação não tem importância nenhuma diante da fé. Isso é algo em que sempre acreditei e algo que por um tempo, não foi muito claro pra mim. Ler uma história tão profunda, que além de trazer uma discussão ótima sobre o porquê das coisas ruins acontecerem, defende que a fé é maior que tudo isso.


No fim, como podem ver, todos tem um quê de religião mas nenhum prega nada além do amor, a e especialmente a paciência. Recomendo todos.

7 comentários

  1. A cabana mexeu bastante cmg tbm. Impossível não se envolver acho que traz um pouco das questões que eu levantei em O Código Da Vinci em relação a fé

    Blog Quem Disse?FacebookInstagram

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum dos que já mexeram com você mas sou maluca em ler todos do Paulo Coelho.

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  3. Cantar aquela música do Blink tendo 23 anos é demais, uma vez na vida só rs
    Tem momentos que ficamos mais sensíveis e parece que tudo que lemos, ouvimos e vemos mexe de um jeito diferente com a gente, eu também estou assim esses últimos dias, deve ser a lua... rs. Enfim, nao li nenhum desses livros, fiquei curiosa em ler "A Cabana" é super famoso, mas acho que não iria gostar da história...

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cantar aquela música do Blink tendo 23 anos é demais, uma vez na vida só rs
    Tem momentos que ficamos mais sensíveis e parece que tudo que lemos, ouvimos e vemos mexe de um jeito diferente com a gente, eu também estou assim esses últimos dias, deve ser a lua... rs. Enfim, nao li nenhum desses livros, fiquei curiosa em ler "A Cabana" é super famoso, mas acho que não iria gostar da história...

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cantar aquela música do Blink tendo 23 anos é demais, uma vez na vida só rs
    Tem momentos que ficamos mais sensíveis e parece que tudo que lemos, ouvimos e vemos mexe de um jeito diferente com a gente, eu também estou assim esses últimos dias, deve ser a lua... rs. Enfim, não li nenhum desses livros, fiquei curiosa em ler "A Cabana" é super famoso, mas acho que não iria gostar da história...

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo fala super bem desse "A Cabana", tenho curiosidade de ler, mas tenho tantos livros na fila... :/ Obrigada pelas indicações!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  7. De todos o única que conheço é a cabana. Mexeu muito comigo também! É lindo.
    Amando seu blog, inclusive tô seguindo. Dá uma passadinha lá no meu...
    Um beijo!

    www.tresestacoes.com

    ResponderExcluir

 
Jéssica Bellisoni | Base por Michelly Melo .