Resenha: Jogos Vorazes, Suzanne Collins

09 fevereiro 2015
Terminei de ler o primeiro livro da serie Jogos Vorazes, da Suzanne Collins, recentemente e gostei tanto, que mesmo lendo depois de quase todo mundo, e depois da estreia da primeira parte do terceiro filme, resolvi resenhar pra vocês!


No livro nós conhecemos a história de Panem, que um dia foi os Estados Unidos e depois de guerras e desastres naturais, se tornou em uma nação composta por uma capital rodeada por 12 distritos. Depois de uma revolta por parte dos distritos, onde 12 foram derrotados e  distrito 13 foi extinto, a capital inventou os Jogos Vorazes onde são recolhidos um menino e uma menina, entre 12 e 18 anos, de cada distrito para serem colocados em uma arena onde precisam matar uns aos outros, deixando apenas um vitorioso no final. O vencedor, além de sobreviver, consegue diversas vantagens para seu distrito como comida extra, já que na maioria dos distritos pessoas morrem de fome constantemente. Tudo isso acontece anualmente como forma da capital mostrar seu poder diante os distritos e ao mesmo tempo, reprimir qualquer tipo de rebeldia, mesmo com todas as necessidades que os distritos podem enfrentar. E é claro, como forma de entretenimento para o estranho e rico povo que vive na capital.

Acontece que no ano em que se passa a história do livro, uma pequena e amável garota de apenas 12 anos é sorteada para entrar na arena e sua irmã Katniss Everdeen, jamais deixaria isso acontecer e se voluntaria para participar dos jogos no lugar da irmã. Com isso, percebemos quão forte Katniss é, logo de inicio, mesmo que a própria ainda não perceba o quanto ela ainda pode lutar.

Mas mesmo acreditando que aquilo pode ser seu fim, já que não é tão forte como os adolescentes de outros distritos e que o seu próprio distrito (12) só ganhou os jogos uma vez em toda história e o seu vencedor, Haymitch, é apenas um bêbado que não pode ajuda-la.


No decorrer do livro, entretanto percebemos que apesar de a sorte realmente não estar a favor dos dois tributos do distrito 12, Katniss e Peeta, não vão desistir tão facilmente de suas vidas e começam até a criar uma relação entre si, cheia de conflitos, dificuldades e companheirismo ao mesmo tempo.

A história é muito boa, é uma verdadeira critica a sociedade, onde podemos ver muitos detalhes que remetem aos dias de hoje. Mostrando com certos extremos, o abuso de poder e a opressão que podemos viver. Me surpreendi com o tanto que gostei do livro. Sempre que saia do trabalho, já não via a hora de entrar no metrô pra começar a ler de novo.

É até engraçado ver a Katniss, mesmo durona e revoltada com tudo que está sendo obrigada a passar, se preocupando constantemente com as câmeras que estão acompanhando ela durante os jogos e a forma como se apega as pessoas, mesmo em momentos difíceis. E preciso dizer que o final que Suzanne escreveu não tem como não te deixar curioso para o que está por vir no próximo livro.
Recomendo demais a leitura, sério. Além da critica, tem um ótimo romance e uma narrativa eletrizante.

Me sigam no Skoob

9 comentários

  1. Confesso não li nenhum, mas assisti aos filmes hahahaha não sei se agora depois de ver os filmes eu me animo em ler, mas todo mundo diz que é ótimo né, uma amiga até tatuou uma frase do livro. hehehe :D Quem sabe uma hora dessas!

    Meninices da Vida

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica, ontem assisti o terceiro filme mas ainda não li nenhum dos livros #vergonha
    Acho que a crítica a sociedade é algo bem claro, tanto no filme quanto no livro né?

    Adorei a resenha!

    beijo,
    Guerra de Almofada

    ResponderExcluir
  3. Muita gente fala tanto dos livros quanto dos filmes, assisti o primeiro e algumas partes do segundo. Não me interessei muito, porém é bom! Quem sabe eu ainda não leio o livro haha!
    Beijos
    http://www.jardimdeprimavera.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li os livros e assisti os filmes também, são incríveis né, ótima resenha, você escreve muito bem, parabéns, beijãao ! ♥

    i-n-the-clouds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito dos filmes, mas sou louca para ler o livro.

    Super Beijo!

    http://chuvadecamelias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo os livros, amo os filmes, amo tudo. fim HA

    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti todos os filmes até agora, mas tenho muita vontade de ler os livros

    http://www.jessicarodrigues.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não li os livros, mas, vi os filmes e ameeiii de coração, tenho vontade de ler os livros, quem sabe um dia!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acabamos de falar de Jogos Vorazes, né? Haha mas adorei a resenha! Acho incrível como o livro critica a sociedade e como a Katniss é forte, se opondo ao sistema sempre. Fora que tem o Peeeeetaaaa <3 <3 lindo baby meu :') Gosto tanto dele que sofri um absurdo vendo ele em Mockingjay Pt. I :(

    Beijooo, amiga.

    Close To Paradise

    ResponderExcluir

 
Jéssica Bellisoni | Base por Michelly Melo .