As vantagens de ser invisível

02 setembro 2014
Mais um livro terminado e mais uma resenha aqui pra vocês. Primeiro, começo contando que comprei um Kindle e As Vantagens de ser Invisível, de Stephen Chbosky, foi o primeiro livro que li nele. Foi um sofrimento decidir por comprar o Kindle porque sou muito apegada a livros, mas como sempre estou lendo um, as vezes não é muito prático levar um livro, muitas vezes pesados, por aí. Comprei na Amazon mesmo e ele chegou super rápido. Achei ele super prático e legal, não importa se estou confortável na minha cama ou em pé em um transporte lotado, da pra ler tranquilo. Tô adorando, apesar de ainda sentir saudade de virar as páginas. Talvez depois eu faça um post falando mais sobre as opções de mercado, o que achei com mais detalhes e etc.


Assim que ele chegou, comprei meu primeiro livro mas não prestei muita atenção e acabei comprando a versão em inglês. (duh) A parte boa é que ele é mais barato (R$ 15,63) e me fez praticar, né?! Mas enfim, agora vamos ao que interessa: o livro. Esse foi um caso em que eu vi primeiro o filme (com Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller) e só depois li a história. E quando comecei a ler, achei que, estranhamento, o filme seria melhor. Mas não foi.
O livro conta a história de Charlie, e é através de suas próprias cartas que conhecemos ele, um pouco de sua vida e é assim que a história toda é contada. 

Charlie é um adolescente que está entrando no ensino médio com a perda de um amigo e as dificuldades de ser excluído e sem amigos. Pelas cartas, nos percebemos que Charlie é ingênuo, meigo e realmente um pouco estranho e nem mesmo ele consegue se entender em alguns momentos. A complexidade com que vê o mundo em seus mínimos detalhes, o modo como é afetado pela falta que sente de sua tia Helen e a necessidade de estar lá para as pessoas, o tempo todo, são coisas que intrigam ele e os leitores, também. Com o passar do tempo, fica bem claro seu amadurecimento no decorrer de festas, a conquista de amigos e até conhecendo o mundo das bebidas e drogas. As cartas são bem íntimas e dá pra acompanhar bem de perto todo esse amadurecimento e descobertas que Charlei vive depois de se tornar amigo de Patrick e Sam, por quem ele acaba se apaixonando por mais que tente não pensar nela daquela forma.

O livro tem muitas mensagens bem bacanas e como é escrito em forma de cartas, fiquei com a impressão de que faz a gente pensar nessas mensagens ainda mais. O livro segue com as histórias de Charlie até ele descobrir o porquê de se sentir triste e feliz ao mesmo tempo, sempre tão confuso.


Eu gostei muito do livro e realmente recomendo, na medida que o Charlie amadurece, a história amadurece junto e se torna cada vez mais envolvente. Porque afinal, somos infinitos.
Indico o livro e também o filme, apesar de ter suas diferenças, como sempre.

7 comentários

  1. Eu vi o filme e ameeeei, mas ainda não li o livro, mas agora vou comprar e começar a ler, obrigada pela dica rs *-*

    http://blogdacristtine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também li o livro no meu Kindle (que é o mesmo modelo do seu) e achei bom. Chorei, tive uma mini depressão, pois me enxerguei no lugar do personagem, entende? Enfim, achei ótimo. Fale mais sobre o Kindle aqui, a praticidade, o conforto, a economia, já que se pode baixar e ler pdf's nele... Olha, se não fosse por ele, não teria lido metade dos livros que li. Já o tenho faz um ano e meio, me acostumei tanto que tenho preferido ler nele á ler no papel. Você se acostuma, rs.

    thesoledade.com

    ResponderExcluir
  3. também morro de saudades de virar as páginas, sentir o papel e o cheiro de livro, quando leio pelo tablet, mas é a vida e a praticidade do mundo moderno, né?
    Então, esse livro deve ser suuuper legal de ler, já vi o filme - em uma ocasião bem especial e por isso tenho um apreço por ele - e gostei muuuuuuuuuito. Vou procurar em pdf pra ler hihi

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  4. Eu tava querendo comprar a versão brasileira do Kindle (esqueci o nome kkk), eu prefiro ler o livro de papel mesmo, mas esse trem é muito prático!

    Quanto ao livro, já vi muitas resenhas, e depois da sua me deu mais vontade ainda, quero ver esse "amadurecimento" do personagem kkk, fiquei curiosa!

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo ler pelo celular ou computador, sei lá, minha vista cansa mais rápido, eu leio duas páginas e já canso. Prefiro o livro mesmo, em mãos ♥ hahaha! Então, sobre esse livro, eu nunca li. Já vi o filme e achei ele meio vago, mas também só vi uma vez, to pensando em assistir de novo pra ver se entendo. Alguns filmes que eu assisto, só entendo quando vejo pela segunda vez, então vamos ver né?!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nem conferi o filme nem li o livro ainda. Todo mundo fala super bem deles e não sei ainda porque não conferi nenhum dos dois.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu AMO esse livro e AMO o filme e AMO a trilha sonora do filme. huHUAHUAHUA sim amo tudo mesmo! Só love! *_* vale super a pena comprar esse livro, ler, ver o filme e baixar toda a trilha sonora.

    Meninices da vida

    ResponderExcluir

 
Jéssica Bellisoni | Base por Michelly Melo .