12 Anos de Escravidão

10 março 2014
12 Anos de Escravidão um filme realmente ótimo e merece as 3 estatuetas que ganhou no Oscar desse ano, nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante (para Lupita Nyong'o). E também é um filme bem intenso. O filme, que foi uma adaptação da autobiografia de Solomon Northup,  começa em Washington, D.C. em 1841 e mostra a história de Solomon que é um negro que nasceu livre, tem uma mulher e dois filhos e ganha a vida como violinista. Após ser enganado e sequestrado, ele é vendido como um escravo tendo seu direito de homem livre completamente ignorado. 

No decorrer do filme é mostrado as inúmeras humilhações físicas e emocionais que Solomon e todos os escravos da época eram obrigados a passar. Durante longos doze anos, Solomon passa por duas diferentes fazendas onde cada senhor tem seu próprio jeito de explorar os serviços de seus escravos.
Esse tipo de filme sempre me deixa chocada e revoltada de pensar em como o ser humano podia ser horrível e cego ao mesmo tempo. Época em que fazia coisas terríveis com outros seres humanos e ainda achavam que era o correto, que Deus queria assim, entre outros absurdos. O mais revoltante ainda, é saber que muitos anos depois nossa vida continua com muitos traços desse absurdo vivido em outra época. Dizer isso pode parecer um pouco extremo demais mas mesmo depois de 100 anos depois da abolição da escravatura, o racismo é algo tão presente na vida de todos e com motivos que não tem explicação nenhuma, além dessa herança nojenta da mentalidade de tantos anos atrás. Casos de racismo não faltam por aí: no próprio futebol, algo tão importante e idolatrado no nosso país, temos assistido constante e recentemente. 
Enfim, 12 Anos de Escravidão é um filme forte, intenso, revoltante, emocionante e muito bom. Pra quem ainda não assistiu, recomendo. Fica aqui o trailer pra vocês conferirem:

13 comentários

  1. Eu preciso ver esse filme! Adoro filmes abordando temas "sociais" como esse.
    Um certo dia eu vi um filme chamado "Django Livre" que é de um escravo que é "liberto" (na verdade, ele compra sua carta) e começa a andar na rua como os demais homens (brancos) à cavalo. É um choque para todos! Hahahaha Eu adorei! Mas o filme tem bastante cenas sangrentas, o Django meio que está em busca de uma vingança de tempos e à procura da mulher que ele ama, que ainda é "escrava". Acho que tu ia gostar de ver uma coisa certa acontecer! Hahahaha.

    Gostei daqui.
    Beijos,
    http://eduardakohls.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti Djano Livre também! E realmente gostei bastante! Como você, também adoro filmes com temas sociais e que fazem a gente repensar em muita coisa.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Jé!
    Quando vi esse filme em cartaz não tive a menor vontade de assistir já que não sou muito fã de drama, mas confesso que lendo seu post fiquei com muita vontade de ver! Parece ser ótimo, até para quem, assim como eu, não gosta muito desse gênero de filme.

    Adorei o post!
    Beijos sz http://capricha-no-look.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bru, ele é muito bom! É realmente bem dramático, confesso. Mas tem uma mensagem e um enredo muito bons!

      Beeijos

      Excluir
  3. estou louca para ver!
    eu sempre acabo revoltada com o mundo depois de ver filmes desse tipo! haha
    beijão, adorei conhecer o blog! http://www.anadodia.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica!
    muito legal o seu blog :) e quanto ao filme, estou louca para ver! Eu pessoalmente recomendo o Blue Jasmine, já viu esse? A Cate Blanchett tá divina.

    Só agora vi seu comentário no blog da Tati Munhoz, fico feliz que você gostou do meu blog! Realmente nós designers e publicitários temos muito em comum :)
    Sucesso garota! Ficarei de olho nos seus posts

    - esttudiog.com.br -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca assisti, Giovanna, vou procurar viu!
      Muuito obrigada!

      Beijos

      Excluir
  5. Estou louca para assistir!!!
    Adorei o blog e estou seguindo.

    Bjos, linda

    http://chuvadecamelias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse filme, mereceu todos os prêmios que ganhou, muito bem produzido, belíssimo! E também muito triste e revoltante, né?!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti esse filme, mas ja ouvi falarem super bem dele =)
    Blog - Instagram

    ResponderExcluir
  8. nunca ouvi falar, e também nao faz muito meu estilo, mas minhas amgs ctz iriam gostar.

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei deste tema: escravidão! Uma vida sofrida, dolorosa mas vivida com todas as forças!]
    Seja bem vinda a visitar meu blog florzinha!!!

    Bjss.

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Jéssica Bellisoni | Base por Michelly Melo .